terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Caminhos de São Paulo

Comemorando o aniversário de 457 anos da cidade de São Paulo, começarei a publicar hoje uma série de posts sobre curiosidades que nem todos os paulistanos conhecem.

São Paulo. Terra da garoa, do som, do grito, do agito.
Tudo é longe, o trânsito que não trafega, horas perdidas.
As quatro estações do ano no decorrer do (mesmo) dia.
Chuva que não acaba mais. Violência. Caos. Poluição.
O verde inexistente. Selva de pedra.
Sampa, para os íntimos, é tudo isso, mas não apenas isso. Nossa aventura pelo centro de São Paulo começa na Rua São Bento, onde se localiza o Mosteiro de São Bento, no Largo de mesmo nome. Como curiosidade, foi neste local que o Papa Bento XVI ficou hospedado em sua visita à capital paulista.

[Largo de São Bento - Vista do mirante do Banespa]

Seguindo adiante, mais precisamente na esquina com a Rua São João, há um pequeno Largo. Virando à esquerda há o prédio do antigo Banco do Estado de São Paulo, Banespa, cujo mirante é aberto à visitação pública. E o melhor: as visitas são gratuitas. O único inconveniente é que funciona apenas em dias úteis e das 10h às 15h. Em dias claros é possível visualizar a Serra da Cantareira ao norte, a Serra do Mar ao sul, o pico do Jaraguá a oeste e a imensidão da zona leste, mesmo sem o uso de binóculos. A única exigência é levar documento de identificação com foto.

[Fachada do prédio do Banespa]

[Serra da Cantareira ao Norte - Vista do mirante do Banespa]

Se você for fã do bom e velho Rock´n´Roll poderá seguir pela Rua São João por algumas quadras, logo após atravessar o Vale do Anhangabaú e ir até o número 39, onde se encontra a Galeria do Rock. Lá é possível encontrar cd´s, dvd´s e até vinis raros de suas bandas preferidas, além de vasta gama de acessórios, que vão desde coturnos, camisetas, cintos e bolsas até as mais bizarras esculturas e penduricalhos de todos os tipos. Se esta parte do roteiro não for muito de seu agrado poderá seguir até a Bolsa de Valores de São Paulo, Bovespa, e embarcar por uma viagem pelo túnel do tempo no pequeno museu montado no mesmo local onde eram realizados os pregões. Antigos operadores da bolsa estão no local para prestar informações ao público, algo como uma visita monitorada. Vale a pena.

[Parte do Vale do Anhangabaú na parte inferior e início da Rua São João]

[Bolsa de Mercadorias & Futuros - BM&F - Bovespa]

Continuando o mergulho histórico, logo ali ao lado, no que se convencionou chamar de Pátio do Colégio, há um pequeno museu com artefatos históricos e uma grande maquete de como era a vila de São Paulo de Piratininga nos anos que se seguiram à sua fundação pelos padres jesuítas em 1554. Mesmo estando na parte de fora do museu e com acesso livre ao público, um dos pontos altos do lugar é uma parte do muro original do colégio que continua de pé, aquele mesmo que os padres fundaram. E, claro, está devidamente protegido por vidros para evitar o desgaste do tempo.

[Pátio do Colégio - O bobão aqui esqueceu de tirar o dedo da lente]

[Inscrição na entrada da capela]

[Parede original do Colégio dos Jesuítas]

Ali ao lado há o Solar da Marquesa, Domitila do Amaral, uma das supostas amantes do Imperador D. Pedro I. Não há nenhuma identificação no local e é preciso descobri-lo com a cara e coragem. A visita vale a pena, pois há objetos pessoais dela, inclusive uma banheira esculpida em mármore. Na 1ª ocasião em que estive lá, no final de 2001, também havia uma pequena exposição fotográfica da cidade de São Paulo nos anos 1950. Infelizmente está fechado para reformas e sem data prevista para reabertura.
Ainda sobre as curiosidades da região, o Viaduto do Chá, que cruza o Vale do Anhangabaú, tem esse nome pelo motivo de que havia ali uma fazenda de chá no século XIX e o nome do Vale é devido a um rio de mesmo nome que corria por ali. O rio continua lá, porém canalizado, e é por causa dele que o túnel do Anhangabaú costuma inundar quando chove torrencialmente na cidade. O céu enegreceu? Se estiver de carro é bom evita-lo.

Serviço:
* Banco do Estado de São Paulo – Banespa – Rua João Brícola, 24 – (11-5099-4000)
* BM&F-Bovespa – Pça Antônio Prado, 48 – (11-3272-7373)
* Pátio do Colégio – Viaduto Boa Vista, esquina com Rua Anchieta
* Solar da Marquesa – R. Roberto Simonsen, s/nº

[Continua...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário