sexta-feira, 22 de julho de 2011

White Power???

Pensei em rodear sobre o absurdo que é pregar discriminação via internet, ainda mais contra uma bela morena que ganhou o concurso de Miss Itália no Mundo essa semana, mas resolvi ir direto ao ponto. Não vou me manifestar quanto a essa prática ao redor do mundo pq o que ocorre fora da Terra Brasilis não é problema meu. No entanto, fiquei espantado com as tais mensagens ofensivas à moça, principalmente em Língua Portuguesa. Explico. Esse tipo de ideologia aqui no Brasil simplesmente não se sustenta por duas questões bem simples. 1) Os únicos que podem ser chamados de brasileiros verdadeiros são os índios, e pelo que consta não são brancos. 2) O povo brasileiro é tão miscigenado que não há como isolar uma única raça (se é que pode ser chamada assim).
Pode até haver meia dúzia de gatos pingados branquelos e de olhos azuis por mera ironia do destino (uma vez que o alelo do gene destas características são de caráter recessivo), mas se analisarmos a fundo sua árvore genealógica em algum momento encontraremos um pardo, mulato ou até mesmo um negro em seus ascendentes. Não preciso ir muito longe para citar um exemplo. Conheço uma senhora muito gente boa no Paraná que agora está de cabelos brancos por ser idosa, mas em sua juventude ela era loira, de olhos azuis e descendente de alemães. Com orgulho ela se lembra de que o avô de sua mãe era negro e, por isso, herdou os cabelos ligeiramente crespos. Além do mais, o xarope que inventou esse lance de superioridade da raça branca morreu faz tempo e já foi tarde. Talvez tenha sofrido algum tipo bulling sexual na escola, mas isso é assunto pra outro post.
Divulgar mensagens ofensivas pela net é fácil pq o sujeito garante anonimato. Eu diria que é uma atitude covarde não somente pela impunidade, mas por agredirem a memória de seus antepassados. Antes de rasparem as cabeças e saírem espancando minorias por aí, será que eles se perguntaram a origem de seus cabelos cacheados ou ondulados, fisionomia arredondada de seus narizes, entre outras características? Claro que não.
Está bem claro na Constituição de 1988 o direito à liberdade de expressão, sendo vedado o anonimato. Traduzindo para a massa racista e ignorante: “Quer falar merda? Fale, mas fale na cara e assine embaixo, porra!”.
[Racista da Ku Klux Klan (KKK) é socorrido por médicos negros]
O mundo é redondo, brother. O cara que vc esculaxa hoje pode te salvar a pele amanhã, sendo que tudo o que ele precisaria fazer seria sentar e olha-lo sangrar até morrer. “Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada” – Edmund Burke.

Um comentário: