quinta-feira, 23 de abril de 2009

Minha Razão de Viver


Memórias de um dos mais notáveis jornalistas do século XX. Eu diria “um dos mais notáveis jornalistas brasileiros”, porém Samuel Wainer nasceu na Bessarábia (não me perguntem onde fica isso pq eu não sei) e migrou para o Brasil com sua família quando tinha dois anos de idade, estabelecendo-se em Sampa no bairro Bom Retiro. Para quem me acompanhou nos passeios do “espaço Luz-Tiradentes”, incluindo uma passada rápida pela Pinacoteca e pelo parque da Luz, é o bairro onde fica a Fatec, do outro lado da praça. O engraçado é que esse detalhe básico (o de não ter nascido no Brasil) serviu como munição para seus inimigos, principalmente ao Lacerda panaca e ao Chateaubriand “almofadinha”, tentarem tirar dele um de seus bens mais preciosos (e não estou falando do valor material): a direção do jornal Última Hora. Samuel conviveu de perto com o poder, tendo sido amigo íntimo de Getúlio Vargas e bastante próximo de presidentes como Jango, “Fujânio” e JK. Seu jornal foi o único a apoiar Vargas incondicionalmente nos anos do Estado Novo e quando reassume a presidência entre 51 e o fatídico agosto de 54. Ótimo para os amantes de História e para quem gosta de saber das coisas nos mais ínfimos detalhes, que não são contados nas aulas de História do colégio e/ou cursinho. Excelente leitura que vale cada minuto gasto com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário