sexta-feira, 27 de março de 2009

Suicídio

Suicidou-se com um tiro na boca na manhã desta segunda-feira, 23 de março, uma aluna de um conceituado colégio particular da cidade de Curitiba. O incidente ocorreu antes das 8h da manhã no toilette feminino do 5º andar. Por volta deste horário a polícia já havia isolado a rua do acesso principal por haver uma aluna supostamente armada com uma pistola nas dependências da escola. Na ocasião, a mesma ainda não havia atentado contra a própria vida e pouco antes do disparo informara às amigas que ouviriam um barulho estranho na sequência. O real motivo não foi esclarecido até o momento, mas há duas hipóteses, que são a de um término de namoro e a de a vítima haver sido fotografada nua e as fotos terem vazado na internet. A arma está devidamente registrada e pertence ao pai da vítima, delegado de polícia.
Este é um exemplo de notícia que não é divulgada por razões óbvias. Se ocorre um suicídio e o mesmo é divulgado, acaba virando “moda” e outras pessoas fazem a mesma coisa. Veja o caso Isabela. A partir do momento que foi divulgado com tanto sensacionalismo houve uma febre de crianças sendo arremessadas de sacadas de prédios e Shopping Centers e as respectivas mães alegando insanidade.
Há um consenso entre os profissionais do meio jornalístico para não divulgarem tais notícias devido aos motivos descritos acima. Neste caso particular há outro porém. O principal jornal impresso do Paraná pertence ao principal canal de televisão Paranaense e não há o menor interesse por parte destes em divulgarem o incidente pq o tal colégio é um anunciante de peso de ambas as mídias.
Como fiquei sabendo? Simples! Primeiro pq estou estudando jornalismo. Segundo pq ninguém é capaz de guardar segredo e, consequentemente, espalhou-se pelo boca-a-boca.

2 comentários:

  1. é a indústria poderosíssima do jornalismo, fala o q quer e bem entende a hora q quer e pronto. please, não fique assim, vc é muito melhor q isso, tenho certeza q será um grande profissional.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. eh como dizia minha prof, nao existe liberdade de imprensa, existe eh liberdade de empresa!

    ResponderExcluir