terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Pirataria é crime? Depende do ponto de vista...



Aproveitando a deixa do Post anterior, meus e-mails não eram apenas para criticar a coluna do Zé Ruela, mas também para sugestões sobre entrevistas e matérias.
Uma das sugestões era que publicassem entrevista com uma banda inglesa de Black Metal (quem souber exatamente a qual banda me refiro a chamará de poser – talvez até seja, mas não é esse o tópico da discussão) visto que haviam acabado de lançar disco novo com boa aceitação pelo público. A revista respondeu que tentariam algo através de colaboradores estrangeiros uma vez que a gravadora não disponibilizou a banda para entrevistas a jornalistas da América Latina. Agora vem a idéia central do Post: se a gravadora não está nem aí para o público, pq eu estaria preocupado em respeitar direitos autorais e afins? Claro que a banda ganha com a venda dos discos, mas quem ganha muito mais é a gravadora. Já que é essa última quem ganha mais, então os farei entender por onde dói: o bolso! Enquanto os preços de cd´s e dvd´s originais continuarem abusivos temos mais é que baixar tudo da net mesmo e incentivar o uso de programas de compartilhamento! Se estivesse do “lado de lá” seria a favor de comprar os discos em lojas, mas não estou. Meu “lado” é o de cá, ou seja, de consumidor final e baixo tudo da net mesmo. E o melhor de tudo: completamente “na faixa”. É só saber como procurar e usar algo que todos conhecemos muito bem, nosso amigo Google. ;) Se até o nosso “querido” (sendo irônico e sarcástico ao me referir a esta figura pública) Presidente “dedeta de língua presa” já admitiu ter assistido filme pirata dentro do avião presidencial, pq é que eu não posso? E viva a pirataria!

5 comentários:

  1. Concordo e discordo!!! No caso que você citou, músicas, vídeos e etc... realmente não acho que seja tão grave. Porém, há produtos piratas que podem causar danos à saúde, como no caso de brinquedos infantis, que podem oferecer risco de cortes, aidentes e/ou intoxicação.
    No fim das contas, o que deve prevalecer sempre é o bom-senso.
    Cada um deve pensar bem na hora de verificar a relação custo/benefício de um produto pirata.

    Lembranças ao malvadão!!! BDQ

    ResponderExcluir
  2. Referi-me exclusivamente à indústria fonográfica. ;)

    ResponderExcluir
  3. "Na falta do que fazer, acompanhe o trabalho de alguém e aporrinhe-o à exaustão"

    rsrsrsrsrsrsrs

    B.D.Q!!!

    ResponderExcluir
  4. eu sou 'fã' assumida da pirataria no q diz respeito a música, deixei de comprar cd tem muuuuito tempo e estou um pouco mais 'rica', já q tudo relacionado a cultura no nosso país é caro...
    bj

    ResponderExcluir
  5. Apoiado, companheiro, se os preços fossem melhores e já foram eu só caompraria originais, mas acho que tá com uns 6 anos que não compro 1cd originl, não dá. Com um salário mínimo.

    ResponderExcluir