quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Circo!

“Respeitável público! O Circo da República Federativa do Brasil apresenta mais uma vez seu tão famoso espetáculo: acolhimento de párias!”
Somos conhecidos pelo resto do mundo como um povo hospitaleiro. Até somos, é verdade, mas não precisa “liberar geral”, né? Qualquer estrangeiro que vai chegando pode ficar numa boa. O detalhe é que depois de 15 anos ininterruptos de moradia podem até se darem ao luxo de solicitarem naturalização. Durante esse tempo eles ficam como ilegais ou como o que? Virou “casa da mãe Joana”, não é possível. Ao mesmo tempo em que eles vão chegando e ficando numa boa nós somos encarcerados e deportados no primeiro vôo disponível no país deles.
Normalmente quem expulsa cidadãos ilustres (ou expulsava, na época da Ditadura) é o “Ruminante-Chefe” da República, também conhecido como Presidente. Isso quando não está sorrindo (com um pedaço de alface nos dentes) de braços abertos a qualquer um que queira entrar no país. No caso mais recente, a honra de acolher um pária (Cesare Battisti, acusado por assassinato em seu país de origem) foi do ilustre Ministro da Justiça.
Parabéns, sr. Ministro. Enquanto assassinos são acolhidos com a desculpa de serem perseguidos políticos, pessoas de bem que realmente são perseguidas (como aqueles atletas cubanos que fugiram da delegação cubana nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro no ano passado) são devolvidas numa bandeja de prata aos seus perseguidores.

Um comentário:

  1. Caraca, essa tua pena ta foda! Gostei de novo! E esse senhor que representa a república, ainda ludibria o povo. Cômico pra não dizer trágico!

    ResponderExcluir