terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Bancos

Abri minha primeira conta bancária aos 17 anos, quando era estagiário e a finalidade de tal conta era justamente receber a “bolsa auxílio”, que virou “salário” (ínfimo, mas enfim). Ao abrí-la, eu assinei toda a papelada e era completamente responsável por ela. Essa conta ficou aberta por quase seis anos e foi encerrada por mera burocracia pelo motivo de eu mudar de cidade. Abri outra conta no banco “Feito para você”, o mesmo daquela 1ª conta, ao chegar à nova cidade e, exceto por alguns contratempos por causa de uma funcionária loira completamente acéfala e incompetente, nunca tive nenhum problema.
Em compensação, as experiências com o banco “Completo” foram várias e desagradáveis. O salário, na 2ª empresa em que trabalhei, era pago por este banco. Nos primeiros 3 meses de trabalho, o pagamento era feito por uma conta especial e completamente desvinculada da minha pessoa. Servia apenas para pagamento. O cartão tinha a bandeira “Visa”, mas estava lá apenas para enfeite pq nunca funcionou, mesmo para compras no débito. Em várias ocasiões precisei fazer saques em caixas eletrônicos, mas não havia dinheiro nas máquinas. Na ocasião eu tinha 20 anos e, mesmo assim, o banco exigia que a papelada fosse assinada pelo meu pai e com firma reconhecida em cartório. Absurdo. Preferi receber em cheque nominal mesmo e ia depositá-lo no “Feito para você” durante o horário de almoço. Pronto, o problema estava resolvido, pelo menos comigo. Meu pai ainda teve que agüentar o pouco caso deste banco por mais alguns anos, mas até que enfim livrou-se dele há mais de 2 anos. Minha mãe ainda está agüentando-o e espero que por pouco tempo.
Tive algumas dores de cabeça com o “No Brasil e no mundo” devido à excessiva cara-de-pau do gerente que nem valem a pena mencionar...
Voltando para o “Completo”, ontem à noite mãe precisou pagar uma conta e resolvi ajudá-la a fazer via web. Após instalar diversos complementos “necessários” para abrir o site do banco, apareceu uma mensagem de erro referente à senha, depois que a conta não existe e, por fim, que a senha eletrônica está incorreta e que seria necessário entrar em contato pelo bankline. Entramos em contato via fone e provou-se igualmente inútil. Resumindo: fila de banco hoje só por causa de uma mísera conta.
Qual o benefício oferecido por estas instituições? Absolutamente nenhum. Ninguém merece essa burocracia e pouco caso. Infelizmente as empresas ainda teimam em fazer o pagamento em instituições financeiras medíocres.
“Bora comer capim com mandioca, galera! Pq aqui só tem índio”. E como todos sabem, manda o cacique com mais dim-dim no bolso...

2 comentários:

  1. por isso minha avó guardava dinheiro embaixo do colchão... mais seguro!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. eh amigo, o negocio eh feio, somos nós, meros consumidores contra o capital, dificil assim neh? mas se serve de consolo, aqui na europa eh bem pior, alem dos servicos ja serem uma merda, tem q aguentar funcionario folgado e grosso.

    ResponderExcluir