segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dragão chinês

Recebi um e-mail alertando sobre o perigo dos produtos chineses de qualquer tipo, que vão desde roupas, passando por brinquedos e indo até guarda-chuvas, carros e afins. Já faz algum tempo que o recebi e possivelmente já o apaguei, por isso não tenho como mostrar dados numéricos e declarações de quem o escreveu que, salvo o engano, foi um professor de economia. Como o texto era longo e com algumas projeções futuras, o que o tornava meio chato de ler, farei uma síntese pra ir direto ao assunto.
As pessoas, de uma forma geral, estão preocupadas com a economia que representa em seus bolsos comprar produtos mais baratos e nem sempre de melhor qualidade. Seguindo o mesmo impulso e visando apenas o lucro momentâneo e exorbitante, empresas economizam em tributos e em mão de obra ao transferir seus parques industriais para a China, onde bem sabemos as condições em que vivem os trabalhadores de lá. Esse tipo de atitude visa o lucro puro e simples.
Enquanto a ganância os corrói, nossos parques industriais vão se degradando e gerando desemprego, impulsionados principalmente pelo marasmo em que se encontra nosso governo ao sufocar a população com impostos abusivos ao mesmo tempo em que abrem as pernas para produtos estrangeiros.
O perigo à nossa economia aparecerá de médio e longo prazo. Com a desativação dos parques industriais ao redor do mundo e com a concentração dos mesmos na China, os chineses estão rindo sozinhos. Pq? Pq agora eles vendem baratinho, mas depois, qdo todo o mundo depender deles para a obtenção de produtos industrializados, aí sim é que eles vão rir mais ainda. E será das nossas caras de tacho. Pior: poderão cobrar o que quiserem pq os trouxas capitalistas estavam preocupados exclusivamente com seus próprios bolsos.
Aos poucos estamos criando o monstro que irá nos engolir.