segunda-feira, 5 de julho de 2010

Boicote

Logo que os EUA invadiram o Iraque em 2003, numa ofensiva cara-de-pau para tomar o petróleo deste país, iniciei uma cruzada pessoal de boicote à terra do Tio Sam.
Estava no cursinho naquela época e até cheguei a comentar a ideia com alguns colegas, mas não sei como ela foi parar nas orelhas de um prof. de física mais do que acomodado, ótimo em cálculo e péssimo em teoria.
Na cabeça dele era impossível boicotar os EUA pq todo o nosso sistema financeiro é baseado no deles; as bolsas de valores do mundo todo estão interconectadas e qualquer coisa que ocorrer em Wall Street nos afetará a todos.
Em parte eu concordo com ele, mas digo que está errado. É possível boicotá-los e isso é muito simples. O foco do boicote não é substituir o que já está pago, mas sim o que ainda não foi comprado e/ou consumido.
Por exemplo, suponhamos que eu queira comprar um objeto qualquer. A primeira coisa a fazer é verificar quais empresas produzem esse objeto e em qual país fica sua matriz. Para não complicar muito o que estou querendo dizer, a ordem de relevância para aquisição de qualquer produto é: 1º Brasil, 2º América Latina, 3º O resto do mundo e, finalmente, 4º EUA. Simples assim. Basta verificar se alguma empresa brasileira produz o objeto. Em caso negativo, procure por alguma empresa latino-americana. No caso de não encontrar, tente a sorte no restante do mundo (é bem provável que seja encontrado no Japão) e, em último caso, apele para alguma empresa norte-americana (apenas em último caso e na hipótese de todas as gambiarras possíveis e imaginárias pelo ser humano não terem funcionado).
Ok, ok, eu concordo que um boicote total é impossível, afinal ninguém é perfeito. Confesso que ocasionalmente como naquelas redes lazarentas de “junkie food” e tbm frequento os cinemas. Estou tentando me descontaminar deste vício maldito através de minha “cozinha experimental” e baixando os filmes da net.
Um dia eu hei de chegar lá, ao clímax, ao boicote total!!!

3 comentários:

  1. Aprenda a cozinhar e vá mais ao teatro!
    Mesmo sem querer boicotar ninguém, essas são experiências muito agradáveis e enriquecedoras!!!
    ;)

    Bjoks

    ResponderExcluir
  2. Baixar filmes ainda conta no box-office deles. Tem que desencanar da mídia americana mesmo.
    Mas acho que o boicote seria mais justo, e até mais fácil, se fossem com coisas relacionadas ao Governo. Tem coisa que vem dos EUA mas só pq o dinheiro é de lá, mas idealistas são estrangeiros.

    ResponderExcluir
  3. Pode até contar, mas pelo menos não estou pagando nada por isso (exceto a conta de luz e a conexão com a net)
    É essa a ideia: boicotar coisas que levem dinheiro pra lá pq é só assim que eles entendem, qdo dói no bolso.

    ResponderExcluir